casaco coloridoOs couros podem ser de inúmeros tipos. Cada tipo de material tem uma característica, um preço, uma maneira de ser confeccionado, uma função. Para conhecer bem cada tipo leia os tópicos direcionados a cada um:

Couro bovino

É o mais tradicional, os casacos de couro de boi são os mais conhecidos e muito vendidos no mercado.

Couro de jacaré

um tipo de couro exótico bastante valorizado no mercado. No Brasil, é proveniente do Pantanal do Mato Grosso. Esse couro tem característica marcante, uma textura própria que permite dar aos sapatos, bolsas e jaquetas feitos dele uma certa individualidade.

Couro de cobra

Outro tipo de couro exótico, os produtos feitos dele também são muito valorizados e por isso possuem alto custo. O mais conhecido é o couro de píton, com cores que variam entre branco, cinza e preto mesclados, ele conquista o gosto principalmente das mulheres.

Couro de avestruz

É um couro versátil, que permite diversos tipos de tingimento e corte e pode-se produzir infinitos produtos, como se faz com os outros couros. Possui uma textura bem diferente que chama atenção pela sua beleza.

Couro de cabra e bode

Muito conhecido no Nordeste do Brasil, esse tipo de couro é maleável e bastante usado para fazer bolsas femininas, casacos e sapatos, o custo é em média o mesmo dos produtos de couro bovino.

Couro de tilápia

Proveniente da tilápia, uma espécie de peixe, pode ser usado para fazer desde jaquetas até chapéus. O couro da tilápia é suave e resistente, o que justifica o conforto dele como matéria-prima para vestuário e calçados. 

Couro vegetal

Obtido através do látex da Amazônia. Ele começou a ser produzido na década de 1990, a partir de projetos sociais de sustentabilidade. Começaram então a produzir pastas, bolsas e sapatos a partir desse material que se parece com o couro e possui ótima qualidade.

Couro sintético

Pode ser feito com fibras de poliuretano, poliéster e náilon. Esse material é fácil de tingir e é muito resistente. O couro sintético hoje é mais usado como revestimento de estofados mas existem muitas jaquetas feitas desse material.

Couro colorido

É um tipo de couro tingido, pode ser submetido a diversos processos para chegar a cor desejada, usa-se muito o preto, o vermelho, o branco e o azul principalmente em jaquetas e sapatos.